Cachorros

     

27/09/2016

A história da domesticação dos animais tem sim os seus mistérios. Assim como são muitas as teorias de como as diversas espécies associaram-se com o homem ao longo do tempo, também a respeito dos cachorros se entrecruzaram diversas teorias.

É possível supor que o cachorro tenha sido o primeiro animal a ser domesticado pelo homem, e ao longo do tempo especialziaram-se nas mais diversas funções no auxílio de seus donos.

Raças - As diversas variedades de canídeos que hoje são conhecidas comoraças puras formaram-se ao longo da história humana por obra de distintos fatores sociais, geográficos e climáticos. Outras raças surgiram ainda do entrecruzamento seletivo, que visava realçar as qualidades que permitiam a esses cães tornarem-se mais aptos a realizar funções particulares. Com o passar do tempo, os cães assumiram papéis cada vez mais específicos e importantes na vida do homem. Ainda em tempos antigos, especializaram-se em diversos sistemas de caça, guarda e pastoreio de rebanhos, tração de trenós, e em atividades de defesa e combate contra outros animais.

Atualmente, os cachorros desempenham importantes funções no nosso dia-a-dia, além daquelas mais conhecidas, como a de guarda e companhia. Algumas raças caninas adquiriram aptidões tão específicas, que se tornaram altamente qualificados para auxiliar o homem moderno. Entre tantas qualidades, podemos citar algumas das mais importantes, como por exemplo as dos cães-guia, dos cães de salvamento e resgate,  dos cães farejadores, e dos cães de Guarda e Proteção.


Pastor belga Malinois, pastor belga Laekenois, pastor belga Tervueren, e pastor belga Groenendael

     

27/09/2016

Pastor-belga (em francês: chien de berger belge) é uma raça de cães com origem na Bélgica, que possui 4 variedades com aparências bastante distintas e que não cruzam entre si. Estas são: Pastor belga Malinois, pastor belga Laekenois, pastor belga Tervueren, e  pastor belga Groenendael.  

Características das variedades

Em alguns países estas 4 variedades são tratadas como 4 raças diferentes.
A dificuldade de classificá-los reside no fato dos kennel clubs locais da Bélgica não entrarem em acordo sobre suas diferenças. Internacionalmente, o pastor belga é uma única raça dotada de quatro variações, bem como em vários outros países;

No país de origem, em 1891 o professor Adolphe Reul(que é considerado o criador da raça), da Escola Veterinária de Cureghem, estudou todos os cães de pastoreio da Bélgica e estabeleceu essas quatro variedades como raças diferentes;

Nos Estados Unidos, os Laekenois não são reconhecidos, os groenendaels são os pastores belgas e os outros dois (malinois e tervueren) são tidos como a mesma raça.

Malinois

(pronúncia: Malinoá)  De pelagem dourada, curta e lisa, é nativo da região de Malines e tido como um dos mais comuns entre os pastores belgas. De todos, é o mais próximo do pastor alemão e do pastor holandês. Conhecido pelo vigor, agilidade e versatilidade, foi o primeiro dos pastores belgas a ser descrito. É um cão multifuncional. É uma das raças mais utilizadas pelas forças armadas de todo o mundo. Atua principalmente como cão de guarda e defesa(como cão policial, e em competições de Schutzhund e Mondioring); cão de pastoreio e cão de faro de explosivos e narcóticos, devido ao seu excelente faro.

Características

Sempre vigilante e atento, tem como qualidades a excelência na guarda, a lealdade, a devoção ao dono e a inteligência. Seu temperamento é estável, porém, mostra-se desconfiado com estranhos. É um cão muito dócil, afetuoso, valente, destemido e independente, embora seja muito apegado a seu dono. Requer pulso forte em sua educação, como todo cão de trabalho e guarda. Possui pelagem curta de fácil manejo e adaptável à climas quentes. É um cão ágil e atlético, necessitando de exercícios frequentes. Por essas e outras qualidades, o pastor-belga malinois é conhecido como a "Ferrari dos cães"

Laekenois

(pronuncia: Laekenoá) O mais raro, tem a aparência felpuda e rústica, de pelagem densa e ondulada. Predileto da rainhaMaria Henriqueta da Bélgica, possui o nome vindo do Castelo de Laeken. Fácil de adestrar, assim como os demais, é visto como excelente companheiro.

Características

É vigilante e atento, possui olhar esperto e inquiridor, demonstrando a sua inteligência. Assim como as outras variedades, é considerado muito valente, de temperamento alegre e equilibrado. Esta é uma raça que adora o trabalho, a família e principalmente a companhia do seu dono. A principal característica do Pastor Belga Laekenois é a pelgem dura, áspera e eriçada. O comprimento do pelo é de 6 cm em todas as partes do corpo, sendo um pouco mais curto sobre o focinho, na testa e nas patas. Ao redor dos olhos, a pelagem não é tão desenvolvida a ponto de esconder a forma da cabeça. A cauda do Pastor Belga Laekenois não deve formar penacho.

Tervueren

(pronuncia: Tervuêren) É majoritariamente classificado como raça separada, tornou-se popular quando começou a ser usado como farejador de entorpecentes.

Características

Também é vigilante e atento, possui olhar esperto e inquiridor, demonstrando a sua inteligência. É uma raça muito valente, de temperamento alegre e equilibrado. O Pastor Belga Tervuren adora o trabalho, a família e principalmente a companhia do seu dono. O Pastor Belga Tervuren apresenta uma linda e longa pelagem de tonalidade fulvo encarvoado ou cinza encarvoado. Uma das características mais marcantes deste tipo de pelagem é a belíssima máscara escura que se forma ao redor dos olhos, orelhas e focinho. Esta máscara é muito bem pronunciada, tanto na variedade Tervuren quanto na Malinois.

Groenendael

Começou a ser criado por volta da década de 1890 quando Nicholas Rose, dono do Café du Groenedael, cruzou um filhote negro e obteve outro, considerados então base desta variedade.

Características

O Pastor Belga Groenendael adora o trabalho, a família e principalmente a companhia do seu dono. A principal característica do Pastor Belga Groenendael é a linda pelagem negra, de aparência densa e abundante, lisa e longa na maior parte do corpo. A pelagem do Pastor Belga Groenendael é ainda mais longa ao redor do pescoço e no antepeito, onde forma um colar e uma juba. A cauda é guarnecida por pelos longos e abundantes, formando penacho.


O canil k9 Cão Educado mais uma vez no pódio, primeiro lugar na prova Brasileira de Mondioring

     

09/09/2016

O mondioring foi criado por delegados de vários países da Europa e da América, na esperança de que poderia assumir o relevo dos programas nacionais já existentes e permitir uma união gratificante de todos os amantes dos cães de trabalho, principiantes ou experientes , tem como objectivo ser um entretenimento para os espectadores, um jogo de dificuldades progressivas para os participantes, um desporto de competição para os entusiastas do treino.

A finalidade do Mondioring é destacar as aptidões dos cães, a qualidade do seu adestramento, o controle do seu condutor e sobretudo o patrimônio genético do cão.

O canil k9 Cão Educado mais uma vez no pódio , em primeiro lugar na prova Brasileira de Mondioring, Cat I, no dia 04 de Setembro de 2016 , em Atibaia -SP
Com o Condutor : Willian Cascaes Rodrigues
Com o Cão: Falcon , Pastor Belga Malinois.

Contato:
11 4738-3841
11 99832-6926

treinamentocanino.com.br
Lillian Cascaes
Canil k9 Cão Educado


Marcel Piacentini Abrantes na Revista Cães & Cia

     

01/08/2016

Canil k9 Cão Educado teve destaque na revista Cães & CIA. 
Com o Competidor  Marcel Piacentini Abrantes e o Cão H`Rock


A Cadela Red "VERMELHO" mesmo aposentada das pistas de Mondioring , continua fazendo um ótimo trabalho!

     

01/08/2016

A Cadela  Red  "VERMELHO" mesmo aposentada das pistas de Mondioring , continua fazendo um ótimo trabalho!


1
2