Dicas

Cachorros

27/09/2016

 

A história da domesticação dos animais tem sim os seus mistérios. Assim como são muitas as teorias de como as diversas espécies associaram-se com o homem ao longo do tempo, também a respeito dos cachorros se entrecruzaram diversas teorias.

É possível supor que o cachorro tenha sido o primeiro animal a ser domesticado pelo homem, e ao longo do tempo especialziaram-se nas mais diversas funções no auxílio de seus donos.

Raças - As diversas variedades de canídeos que hoje são conhecidas comoraças puras formaram-se ao longo da história humana por obra de distintos fatores sociais, geográficos e climáticos. Outras raças surgiram ainda do entrecruzamento seletivo, que visava realçar as qualidades que permitiam a esses cães tornarem-se mais aptos a realizar funções particulares. Com o passar do tempo, os cães assumiram papéis cada vez mais específicos e importantes na vida do homem. Ainda em tempos antigos, especializaram-se em diversos sistemas de caça, guarda e pastoreio de rebanhos, tração de trenós, e em atividades de defesa e combate contra outros animais.

Atualmente, os cachorros desempenham importantes funções no nosso dia-a-dia, além daquelas mais conhecidas, como a de guarda e companhia. Algumas raças caninas adquiriram aptidões tão específicas, que se tornaram altamente qualificados para auxiliar o homem moderno. Entre tantas qualidades, podemos citar algumas das mais importantes, como por exemplo as dos cães-guia, dos cães de salvamento e resgate,  dos cães farejadores, e dos cães de Guarda e Proteção.

 

 

Voltar para dicas